
Foto: Reprodução
Lançamento no Parque da Medianeira terá plantio de flores, instalação de lixeiras para descarte correto e anúncio de melhorias para a comunidade.
Na próxima quarta-feira (5), Santa Maria inicia a Campanha da Fraternidade 2025 com gestos concretos em favor da ecologia integral. O evento será realizado no Parque da Medianeira e contará com a participação de mais de 100 estudantes de escolas católicas, que farão o plantio de flores nos canteiros do parque. Além disso, serão instaladas 20 lixeiras para descarte seletivo, incentivando a separação correta de resíduos como metal, plástico, vidro e papel.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) estará presente para falar sobre a importância da separação adequada dos materiais recicláveis e como isso impacta diretamente a sustentabilidade e a geração de renda para famílias que vivem desse trabalho.
A arquidiocese de Santa Maria deseja que esta Campanha da Fraternidade vá além da reflexão e se transforme em compromisso diário com a Casa Comum. Como destaca o Arcebispo Dom Leomar Brustolin:
— A ecologia integral não pode ser apenas um discurso. Precisamos de ações concretas que mudem nossa relação com o meio ambiente, o consumo e o descarte. Separar corretamente o lixo é um ato simples, mas que tem impacto direto na vida de muitas famílias e na preservação da criação. Esta campanha será vivida com intensidade, envolvendo nossas comunidades e catequistas em práticas que transformam — afirma o arcebispo.
Uma campanha que se vive na prática
A Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). Inspirada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, a iniciativa convida à conversão ecológica e ao compromisso cristão com o cuidado da casa comum.
Em Santa Maria, essa conversão se traduzirá em ações ao longo de todo o ano, com o envolvimento de 400 grupos de catequistas para conscientização e prática da separação correta dos resíduos que serão destinados à Asmar. A iniciativa busca fortalecer uma cultura de responsabilidade ambiental e solidariedade, promovendo pequenas mudanças diárias que geram grandes impactos sociais e ecológicos.
Além disso, o evento de lançamento marcará o anúncio de melhorias para o Parque da Medianeira, como o plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, proporcionando mais sombra e conforto ao espaço, e a criação de um chimarrodromo, além da instalação de novos bancos e outras melhorias estruturais. O objetivo é tornar o parque um espaço mais acolhedor, sustentável e integrado à vida das famílias de Santa Maria.